15

[Resenha] O Menino Do Pijama Listrado - John Boyne

Autor: John Boyne
Editora: Companhia Das Letras
Gênero: Drama
Páginas: 186
Nota: 5/5
Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os Judeus. Também não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. "O Menino do Pijama Listrado" é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.


Vou falar um pouco sobre o livro e sobre o filme. Sobre a história em si, não tenho muito o que dizer, afinal a sinopse já conta tudo, porém, a emoção que o livro/filme nos passa, é muito maior do que qualquer resenha feita. 
Fiquei apaixonada por dois personagens (isso não quer dizer que não tenha gostado dos outros), eles são Pavel, um judeu ao qual podemos chamá-lo de "garçom" da família e, sobretudo, Shmuel, um exemplo de criança pura e ao mesmo tempo, cheia de garra. A amizade entre Bruno e Shmuel é tão linda, que nos faz refletir sobre quem somos e como agimos diante de nossos amigos. Mostra-nos um pouco sobre a dura vida que os judeus levavam naquela época, e nos faz perceber, como os seres humanos são egoístas e cruéis. 
Li o livro antes de assistir o filme, e obviamente, o livro é melhor, mas isso não quer dizer que este não seja maravilhoso também. Depois que assisti ao filme, fiquei mais apaixonada pela história ainda, apesar de ter sido cortada algumas partes e falas dos personagens. No filme eu comecei a gostar da personagem de Gretel (irmã de Bruno), pois no livro mostra apenas o lado ruim dela, ao contrário do filme. Uma coisa que senti falta em ambos, foi a emoção que os personagens não demonstraram em relação á morte da avó de Bruno e Gretel. 


Mas enfim, acho que se eu continuar falando, vou acabar soltando mais spoilers ainda rs. Vou deixar que vocês tirem suas próprias conclusões, mas eu recomendo esse filme com toda a certeza!

"Bruno tentou voltar para o livro, mas havia perdido o interesse. Em vez disso, ficou olhando para a chuva, perguntando-se se Shmuel, onde quer que estivesse, estaria pensando nele também e sentindo tanta falta de suas conversas quanto ele sentia."






15 comentários:

Giovanna Milanez

Olá! Tudo bom?
Obrigada por seguir e comentar no meu blog, também adorei o seu e estou seguindo :)
Eu sempre vi resenhas desse livro mais tenho que dizer que nunca tive interesse em lê-lo! :(
Beijos
http://sonhando-com-livros.blogspot.com.br/

Coral

Fiquei muito triste quando o Pavel morreu, eu gostava muito dele também. ):

Coral,
http://universeforwords.com

Unknown

Olá, tudo bem?
Eu assisti o filme do "O menino do pijama listrado" e me emocionei muito o livro deve ser muito mais emocionante.
Parabéns pela resenha!

Beijos

Vaisy do blog Vem Ler Comigo!
http://vemlercomigovem.blogspot.com/

DESBRAVADORES DE LIVROS

Essa resenha está perfeita. A altura do livro.
Emoção pura.

Um abraço.

M&N.

Bruna

Gostei bastante da resenha... Nunca li o livro e nem vi o filme.
Beijos

cocacolaecupcake.blogspot.com.br

Carlos Magno

Sou muito fã desse livro e é um dos poucos filmes que conseguiram passar a mensagem do livro com a mesma emoção. De mais, mesmo.

Carlos Magno,
http://cantinadolivro.blogspot.com.br

Karen almiron,

Oi *-*
Eu já li ese livro,nossa ele é muito perfeito <3
Duuly.blogspot.com

Unknown

Olá, tudo bem?

Tem selinho pra você lá no blog!
http://vemlercomigovem.blogspot.com.br/2012/11/selinho.html

Beijos

Isabelle Brum e Silva

Olá, bom dia ^^
Tenho muita vontade de ler esse livro, assim como de assistir o filme.
Parabéns pela resenha ^^
Beijinhos
Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

Midiã Cardoso

Oi!
Eu não conhecia este livro, quer dizer... eu não sabia do que se tratava, e confesso que me surpreendi bastante com a história. Sua resenha ficou muito boa, deu para entender muito bem e deixar um gostinho de "preciso ler" na boca rsrs.
Beijão!

livrosfilmesetal.blogspot.com.br

Rafaela Ferrarezi

Esse é um título muito elogiado, tanto o livro quanto o filme. Mesmo tendo o DVD em casa, eu nunca me arrisquei a assistir. Sei lá, acho que não é lá o meu 'tipo de história' sabe? mesmo assim, acho uma história incrível só de ler as resenhas. Quem sabe um dia que eu estiver mais cultura eu não leio né? jahsdhaiusdhiuashduaisd

Benzitcho, tem meme pra você lá no meu blog! *-* espero que possa respondê-lo n_n http://linguadoslivros.blogspot.com.br/2012/11/meme-laco-de-incentivo-leitura.html

Beeeeeeeeeeeeeijinhos :*

Stefani Goulart

A resenha é ótima.
Praticamente todas resenhas que li falam bem desse livro e agora estou podendo comprovar pois estou lendo ele!
Um excelente livro concerteza!
Beeeijos,
http://leitoraobsessiva.blogspot.com.br/

TB

Esse livro é perfeito! Ao contrário de você, assisti ao filme antes, o que só aumentou a minha expectativa por ler e a sensação de uma leitura maravilhosa após ter terminado :)

Unknown

Sempre tive curiosida de ler este livro! O filme é MARAVILHOSO!

Anônimo

Vou ler ainda, tá na lista.

Postar um comentário